
O Consórcio CIM Noroeste, consórcio multifinalitário responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 14 municípios da região noroeste do Espírito Santo, recebeu uma excelente notícia em uma reunião realizada no dia 26 de setembro de 2023, quando foi anunciada a contemplação da região com a doação de 18 ambulâncias para o SAMU 192. Estiveram presentes o presidente do consórcio, Dr. Sidiclei, o Superintendente Smilei Duques e a equipe do consórcio, juntamente com o Subsecretário de Saúde do Estado, Kim e equipe da SESA.
O Consórcio CIM Noroeste desempenha um papel fundamental na gestão dos recursos e na garantia da prestação de serviços de saúde de urgência e emergência nessa região, por meio de uma parceria sólida com o Governo do Estado, através da SESA. Essa colaboração aprimorará a infraestrutura de saúde e proporcionará mais qualidade de vida aos cidadãos da região, ao mesmo tempo em que resulta em economia dos recursos públicos. Isso ocorre uma vez que as ambulâncias agora passarão a ser de propriedade dos municípios, reduzindo os custos com aluguel com as que estão em operação.
O presidente do consórcio, Dr. Sidiclei, expressou profunda gratidão ao governador Renato Casagrande e ao Subsecretário Kim pela visão e apoio que tornaram essa conquista possível. Ele enfatizou a importância dessas 18 novas ambulâncias para a melhoria e eficiência do serviço, representando um passo significativo na qualidade do atendimento de urgência e emergência na região. Essas 18 ambulâncias, divididas em 16 unidades de suporte básico e 2 unidades de suporte avançado, que contarão com equipes de saúde altamente capacitadas para atender às necessidades da população em momentos de necessidade.
O investimento estadual para essa renovação é verdadeiramente impressionante, totalizando R$ 44.631.922,46 (quarenta e quatro milhões, seiscentos e trinta e um mil, novecentos e vinte e dois reais e quarenta e seis centavos), investidos em 130 unidades de Suporte Básico e Avançado que atenderão todas as regiões. A previsão de que essas ambulâncias estejam operacionais e prontas para o atendimento já no próximo mês de outubro.












































