
Pancas, município do estado do Espírito Santo, se prepara para sediar o seu primeiro festival de balonismo dos Pontões Capixabas. O evento promete encantar moradores e visitantes, colorindo o céu de Pancas com a presença de nove balões, incluindo dois balões especiais. O festival será realizado na região de Laginha e contará com pilotos de diversas partes do Brasil, que fazem parte da Confederação Brasileira de Balonismo.
No ano passado, Pancas teve a oportunidade de contar com a presença de um balão no Festival de Cultura e Turismo dos Pontões Capixabas, deixando os moradores e a região encantados com seu voo. Agora, com a realização do primeiro festival de balonismo, o projeto ganha força, contando com o apoio da Federação, do Sebrae e do governo estadual, através da Secretaria Estadual de Turismo.
O Festival de Balonismo dos Pontões Capixabas acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, com nove balões protagonizando o evento. À noite, ocorrerá o “Night Glow”, em que os balões serão iluminados pelos seus fogos ao ritmo do som de músicas eletrônicas, cativando o público presente.
Os balões especiais terão formatos de desenhos, e um deles já está confirmado: o Baby Car, um dos balões mais premiados do Brasil, também estará presente nesse festival.

Pancas já é reconhecida mundialmente por seus atrativos turísticos, principalmente relacionados aos esportes de aventura e ao contato com a natureza, e o voo livre é conhecido mundialmente, por ter umas das melhores térmicas do mundo, somada a um visual denominado internacionalmente Jurassic Park, pela cadeia de pedras dos Pontões capixabas. Com a introdução do balonismo, o município projeta ganhar ainda mais destaque no estado e no Brasil, possivelmente alcançando visibilidade internacional, uma vez que em outros estados já existem campeonatos internacionais desse esporte.

O prefeito de Pancas, conhecido por seu dinamismo na gestão e considerado um gestor visionário, tem trabalhado arduamente para desenvolver a cidade como uma economia produtiva, com foco no turismo. Dentre os projetos em andamento está a construção da maior tirolesa do Brasil e do maior circuito de tirolesas da América Latina, que terá quase 3 quilômetros de extensão. As obras dessa tirolesa estão bastante avançadas no município e têm previsão de inauguração ainda neste ano.
Dr. Sidiclei, ressaltou a importância desse primeiro festival para a cidade, que atrairá a atenção de inúmeros turistas praticantes desse esporte e, consequentemente, impulsionará essa modalidade, projetando Pancas para uma visão internacional. Além disso, ele acredita que o evento contribuirá para o desenvolvimento da economia local, explorando ainda mais os recursos naturais exuberantes da região.



Confira parte da programação do festival:
Dia 10: quinta-feira
- 16h: Voo de abertura..
Dia 11: sexta feira
- 16h: Primeiro voo competitivo.
- 20h: 1ª Carreata de Fogos.
- 20h30: 1º Night Glow.
Dia 12: sábado
- 6h: Segundo voo competitivo.
- 16h: Terceiro voo competitivo.
- 20h: 2ª Carreata de Fogos.
- 20h30: 2º Night Glow.
Dia 13: domingo
- 6h: Último voo competitivo, com encerramento.
Não perca a oportunidade de vivenciar esse festival único, que promete transformar o céu de Pancas em um espetáculo de cores e emoções.














































