
No intuito de conhecer de perto o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a inovadora Usina Termomagnética de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos), os engenheiros ambientais do Consórcio ProdNorte realizaram uma visita ao município de Pancas. A usina, que representa um avanço tecnológico e tem despertado o interesse de gestores de diversos estados e do Espírito Santo, tem se destacado como um modelo de eficiência na eliminação adequada do lixo urbano.
O dinamismo e a gestão exemplar da administração atual de Pancas têm chamado a atenção de inúmeros gestores, secretários e técnicos de diversas esferas governamentais. Essa visita proporcionou a visualização dos avanços tecnológicos relacionados ao tratamento de resíduos sólidos propostos por Pancas, por meio da instalação da usina.
O prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei Giles, e a secretária de Meio Ambiente, Ester Mirian, receberam os representantes do Prodnorte: Elder Chagas, biólogo e gerente de Meio Ambiente; Carolina Zampirolli, engenheira ambiental e sanitária; Fágna Piva, engenheira ambiental; e Cícero Dantas, gerente de turismo sustentável.
A visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (29), com a presença da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Pancas e da equipe do Consórcio CIM Noroeste, representada pela diretora de Meio Ambiente, Dulce, e pelo coordenador de fiscalização ambiental, Fabriano.
Durante o encontro, o prefeito Dr. Sidiclei, que também é presidente do Consórcio CIM Noroeste e vice-presidente da Amunes, demonstrou os avanços proporcionados pela proposta de desenvolvimento sustentável e explicou como a usina terá um impacto positivo na destinação correta do lixo urbano.
A secretária Ester Mirian enfatizou o compromisso da atual gestão em fazer a diferença, promovendo um descarte mais consciente dos resíduos sólidos e uma abordagem ambientalmente correta.
A visita proporcionou uma valiosa troca de conhecimentos e experiências entre todos os envolvidos, fortalecendo o compromisso conjunto de buscar soluções sustentáveis e eficientes para a questão dos resíduos sólidos no município de Pancas e servindo de exemplo para a região de atuação do Consórcio Prodnorte.












































