
No último dia 31 de janeiro de 2024, o Consórcio Intermunicipal CIM Noroeste, localizado na região noroeste do estado do Espírito Santo, realizou a sua primeira assembleia do ano, marcando um momento histórico para a região. As principais conquistas desse encontro foram a criação da Câmara Setorial de Segurança Pública e Defesa Civil e a implantação de um projeto de videomonitoramento para os municípios consorciados, visando fortalecer a cooperação entre os municípios consorciados para enfrentar desafios relacionados à segurança e proteção civil.
A assembleia presidida pelo prefeito de Pancas, Dr. Sidiclei, contou com a participação significativa de autoridades, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, servidores públicos e a equipe técnica/administrativa do consórcio. Dentre os convidados presentes destacaram-se: Marcelo Santos – Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do ES, Cel. André Có Silva – Subsecretário de Estado de Comando e Inovação, Cel. Márcio Celante Weolffel – Subsecretário de Estado de Integração Institucional, Cel. Helkssandro Vassoler – Coordenador de Proteção e Defesa Civil Estadual – Corpo de Bombeiros Militar do ES, Capitão Gabrine – Comandante da 3° Cia da PMES de Pancas, Dr. Leonardo Ávila – Delegado Superintendente Regional da Polícia Civil e os assessores, Kátia Caliari e Dejanir representando o Deputado Federal Josias da Vitória.

A Câmara Setorial de Segurança Pública e Defesa Civil surge como uma iniciativa estratégica do consórcio para promover a segurança e o bem-estar dos cidadãos em toda a região. Um dos principais objetivos da nova câmara é a execução do projeto de instalação de câmeras de vigilância nos municípios capixabas consorciados, buscando aprimorar os sistemas de monitoramento e prevenção.
O Consórcio CIM Noroeste se destaca como o maior consórcio multifinalitária do Espírito Santo em número de câmaras setoriais em sua composição. Além da recém-criada Câmara Setorial de Segurança Pública e Defesa Civil, o consórcio já conta com câmaras nas áreas de Saúde e Samu, Meio Ambiente e Agricultura, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável e a Câmara setorial de Compras Compartilhadas e Serviços.
Os municípios capixabas pertencentes ao CIM Noroeste são: Pancas, Colatina, Baixo Guandu, Marilândia, Governador Lindemberg, São Domingos do Norte, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Alto Rio Novo, Águia Branca, Ecoporanga, Mantenópolis e Vila Valério.
A criação da Câmara Setorial de Segurança Pública e Defesa Civil representa um avanço significativo na governança regionalizada, demonstrando o comprometimento do consórcio com a segurança e proteção dos cidadãos desses municípios. Este marco histórico reforça a importância da cooperação entre os entes federativos para enfrentar os desafios comuns e construir um ambiente mais seguro e resiliente para toda a população de aproximadamente 400 mil habitantes dessa região. Na ocasião, foi apresentado pelos coronéis Márcio Celante Weolffel e André Có Silva, o projeto de prevenção da região, o de Videomonitoramento, que integrará o programa do estado “cerco inteligente”, proposto para os 15 municípios consorciados, através da cooperação e convênio entre Estado e Consórcio CIM Noroeste, representando um avanço significativo na área de segurança pública.

O presidente do consórcio, Dr. Sidiclei, expressou seu profundo agradecimento ao governador do estado Renato Casagrande, pelo apoio e aos coronéis presentes representando o governo do estado, para a formalização dessa parceria. Na ocasião, o presidente, também destacou e agradeceu o apoio essencial do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, pela presença nesse momento histórico para o consórcio, em relação a esse importante convênio sobre segurança pública e defesa civil. Dr. Sidiclei ressaltou a colaboração fundamental dos prefeitos, reforçando o comprometimento de todos com o progresso do consórcio e da região noroeste do Espírito Santo.
Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do ES, enfatizou os avanços promovidos pela casa de leis em atendimento às demandas do estado e da população, proporcionando apoio à administração do governo para a implementação de projetos benéficos. Parabenizou a iniciativa do consórcio e seu alto nível de organização, pelos projetos sólidos em favor dos municípios, exaltando a gestão do presidente Dr. Sidiclei e a união dos prefeitos pela causa. O deputado estadual Marcelo Santos colocou-se à disposição do consórcio, dos prefeitos e das lideranças municipais, demonstrando interesse em colaborar em projetos voltados para o desenvolvimento da região e o bem-estar da população.
Smilei Duques, superintendente do consórcio, brevemente expressou sua satisfação com o progresso alcançado nesses últimos anos, com as frentes de trabalho criadas pela união desses prefeitos e pela dedicação da equipe do consórcio. O superintendente também reforçou o desejo e o compromisso contínuo da presidência e da equipe do consórcio, para a evolução desse novo projeto em favor da segurança e proteção dos cidadãos da região.
Os prefeitos e vice-prefeitos presentes na assembleia histórica do Consórcio Intermunicipal CIM Noroeste expressaram, de forma unânime, sua satisfação pela criação da Câmara Setorial de Segurança Pública e Defesa Civil, reconhecendo-a como uma iniciativa estratégica para fortalecer a cooperação entre os municípios consorciados. Manifestaram também entusiasmo pelo início do novo projeto aprovado, destacando em suas falas a importância do trabalho realizado pela gestão do consórcio e sua equipe. Parabenizaram o CIM Noroeste pelo comprometimento demonstrado em prol dos interesses e necessidades dos municípios consorciados, ressaltando a eficiência e brilhantismo das ações empreendidas para promover o desenvolvimento regional e a segurança dos cidadãos.
A reunião da assembleia também contou com outros importantes projetos, voltados para a gestão dos municípios, projetos de enfrentamento da crise hídrica na região, e também projetos para a evolução da saúde dos municípios consorciados.













































